• ALGODÃO ORGÂNICO 

 

O algodão orgânico já é muito comum e facilmente se encontra roupa com este material. A sua grande vantagem é o facto de não ser tratado com pesticidas e outros produtos químicos.

O cultivo do algodão, que é feito em grande escala, é dos que mais se serve de químicos (fertilizantes e pesticidas), logo a poluição dos solos é enorme. O facto do algodão orgânico colmatar esta falha é um ótimo avanço, no entanto o gasto de água torna-se maior.

Para esta matéria apresentam-se outras opções que talvez sejam mais interessantes.

 

  • GOOD COTTON EARTH    

 

Através de uma forma de cultivo mais cuidada, rotatividade de culturas, biodiversidade (em termos de fauna e flora), utilização de energias renováveis e práticas menos invasivas, a Good Earth Cotton consegue ter uma cultura de algodão mais sustentável, gastando menos água e emitindo menos CO2 para atmosfera.

Esta mostra-se uma das opções mais atrativas, uma vez que reduz em vários parâmetros a pegada deixada pelo cultivo tradicional do algodão e ainda proporciona um “saldo” positivo em relação ao dióxido de carbono na atmosfera.

 

  • CUPRO

 

Cupro  é  um material  feito dos  resíduos  do  algodão, isto  é, da  parte sedosa  em redor da semente, o linter.

São necessários químicos fortes para a sua confeção, contudo tem alguns pontos positivos pelo facto de ser biodegradável e usar os “restos” do algodão, sendo assim uma boa alternativa ao poliéster e outras fibras sintéticas.

Descubra mais opções no nosso próximo artigo.