F I B R A DE A L G A S
As algas também já são usadas para fazer roupa. Têm o grande benefício de não ocupar solo para a sua agricultura e, consequentemente, não o poluir com fertilizantes e pesticidas. Como é um organismo que consome CO2 e absorve nutrientes em excesso da água, a sua criação tem um efeito positivo para o ambiente, melhorando a qualidade do ar e da água.
A fibra é semissintética e obtém-se ao juntar celulose de faia ou eucalipto e algas. (As faias e eucaliptos também são usados noutro tecidos, como a fibra de lyocell.) É um tecido mais suave e respirável que o algodão, repele a humidade, é flexível e é duradouro. Combina-se facilmente com outras fibras e tem diversas aplicações, sendo usada sobretudo para roupa desportiva.
F I B R A DE C O C O (COCONA)
Fibra feita a partir do carvão ativado da casca de coco que é incorporado noutros materiais. Isto permite reciclar as cascas que seriam desperdiçadas e criar um tecido amigo do ambiente e com muitos atributos positivos: absorve os odores, dá proteção contra os raios UV, seca rapidamente, é durável, leve e não cria rugas facilmente.
É um tecido ótimo para roupa desportiva, mas pode, claro, ter outas finalidades (ser usado para roupa íntima, calçado, etc.).
Não perca o nosso próximo artigo, onde exploraremos técnicas que estão a transformar a indústria têxtil!